Captação de Recursos

Quando é o momento certo para uma startup considerar a captação de recursos?

A captação de recursos é uma parte fundamental quando falamos do crescimento e da expansão de […]

Quando uma startup deve considerar a captação de recursos - Bamboo DCM

A captação de recursos é uma parte fundamental quando falamos do crescimento e da expansão de empresas emergentes – como startups.

Mas, afinal, como saber quando é o momento certo para considerar essa opção? O que é preciso ser feito?

A seguir, vamos entender melhor a captação de recursos nesse ecossistema de startups, sinais que comprovem que a sua empresa está pronta para essa movimentação e muito mais. Confira!

Entendendo a captação de recursos no ecossistema de startups

A captação de recursos diz respeito à obtenção de financiamento externo, seja por meio de fundos de capital de risco, investidores ou por outras fontes, com o intuito de impulsionar o crescimento e a expansão da startup.

Essa é uma prática considerada essencial para diversas empresas que estão dando seus primeiros passos, afinal, é uma forma de fornecer o capital necessário para que consiga desenvolver novos produtos, aumentar a equipe ou até mesmo entrar em novos mercados.

Por que a captação de recursos é importante?

A captação de recursos conta com uma grande importância por permitir que a startup consiga alcançar todo seu potencial.

Com o investimento externo entrando, essas empresas conseguem acelerar seu crescimento, criando uma boa vantagem competitiva e tendo uma base de clientes maior.

Sinais de que sua startup está pronta para captar recursos

Saber como identificar os sinais de que a sua startup está pronta para captar recursos é fundamental para dar início ao processo e obter sucesso. Entre os sinais mais frequentes, temos:

Crescimento e escalabilidade

Sua empresa está demonstrando um bom crescimento e consistente? Ela tem potencial para escalar rapidamente se houver um capital adicional? Então, esse é um ótimo sinal para começar a captar recursos.

Estruturação financeira e operacional

A sua startup conta com uma base sólida de operações? Possui um modelo de negócios viável? Está precisando de um financiamento extra para conseguir expandir? Se sim, ela poderá se beneficiar com a captação de recursos.

Preparando sua startup para a captação de recursos

Conhecendo os sinais e tendo interesse na captação de recursos, chegou o momento de preparar a sua startup para esse processo. isso irá incluir:

Documentação e planejamento estratégico

É necessário ter todos os documentos financeiros preparados e um bom planejamento estratégico já traçado.

Será preciso um plano de negócios, apresentações para investidores, projeções financeiras e mais, por exemplo.

Construindo relações com investidores

Ter uma boa relação com investidores é importante para alcançar o que se deseja. É possível construir relações com investidores por meio de eventos, apresentações e em reuniões individuais.

Networking é a chave para boas oportunidades de contato.

A captação de recursos é ideal para acelerar o crescimento de uma startup.
A captação de recursos é ideal para acelerar o crescimento de uma startup.

Estratégias eficazes para captação de recursos

Para que a captação de recursos seja bem sucedida, contar com estratégias eficazes é crucial. Há diversas maneiras de conseguir captar recursos para startups, e cada uma delas contará com as próprias vantagens e desafios.

Entre essas estratégias, destacamos:

Diferentes vias de captação e suas vantagens

Investidores Anjos (Angel Investors)

Os investidores anjos costumam ser empreendedores já experientes ou profissionais bem sucedidos que buscam investir o capital próprio em startups que estão começando.

Além de fornecer o financiamento, também costumam contribuir com networking, orientações e muita experiência de mercado.

Mas, um dos grandes desafios é conseguir acessar esses investidores, sendo necessário uma boa rede de contatos – na maioria das vezes.

Capital de Risco (Venture Capital)

O capital de risco é indicado para startups que possuem um grande potencial de crescimento, onde o investimento é feito em troca de participação acionária.

Costumam fornecer um capital significativo, além de um suporte operacional e estratégico.

Apesar de uma boa opção, o processo de angariação de fundos com o capital de risco costuma ser mais demorado e exigente – com grande foco no retorno do investimento e na escalabilidade.

Emissão de dívida

A emissão de dívida também é uma excelente estratégia de capitalização, o que envolve o uso deliberado de títulos de dívida e empréstimos para que os fundos disponíveis aumentem para um indivíduo ou empresa.

E essa é uma opção que pode ser feita de diferentes maneiras, seja com a emissão de títulos de dívida no mercado de capitais ou realizar a contratação de empréstimos bancários.

Tendo acesso a esses fundos, é possível financiar diferentes operações comerciais, realizar investimentos ou expandir os negócios.

Certamente, é uma estratégia repleta de benefícios que irão permitir que o indivíduo ou a empresa utilize menos de seus próprios recursos para conseguir alcançar seus objetivos financeiros.

Além disso, ainda é possível obter vantagens fiscais com essa abordagem.

Mas, atenção, a emissão de dívida também conta com riscos e, por isso, é importante estar atento aos detalhes. Para evitar cair em ciladas, é sempre importante contar com uma equipe capacitada, de preferência uma plataforma especializada, como a Bamboo.

Desafios comuns na captação de recursos e como superá-los

Apesar de ser excelente para o crescimento de uma startup iniciante, a captação de recursos conta com alguns desafios bastante comuns. Por isso, saber evitar alguns erros para não sofrer as consequências é fundamental.

Erros a evitar durante o processo de captação

Primeiramente, cuidado para não subestimar o esforço e o tempo necessários para conseguir levantar o capital.

Não ter o devido cuidado na escolha dos investidores também poderá acrescentar alguns desafios ao processo, o que não é uma boa ideia.

E, por fim, evite cometer o erro de não ter um plano bem definido para a utilização dos recursos levantados, afinal, isso poderá atrapalhar a sua credibilidade.

Conte com a Plataforma Bamboo!

A plataforma Bamboo tem tudo que a sua startup precisa para conquistar o crédito necessário para alcançar outro patamar.

Aproveite essa oportunidade para conferir nossos serviços disponíveis e saiba como iremos elevar o valor da sua marca.