Securitização

O que são Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI)? Confira agora!

Os CRIs, Certificados de Recebíveis Imobiliários, tratam-se de títulos de crédito que foram emitidos por companhias […]

O que são Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI)? - Bamboo

Os CRIs, Certificados de Recebíveis Imobiliários, tratam-se de títulos de crédito que foram emitidos por companhias securitizadoras e lastreados em créditos imobiliários.

Podemos dizer que eles são a representação de uma promessa de pagamento futuro, com base em recebíveis de operações imobiliárias. Neste caso, temos aluguéis, financiamentos habitacionais e vendas de imóveis.

É uma maneira eficiente e bem estruturada de realizar a captação de recursos para o setor imobiliário, garantindo uma oportunidade de investimento ligada a ativos reais aos investidores interessados.

Como funcionam os CRI?

Há diferentes etapas envolvendo o funcionamento dos CRI, começando pela companhia securitizadora adquirindo direitos creditórios de uma instituição financeira ou empresa que tenha recebíveis imobiliários.

Os recebíveis em questão podem ser de tipos diferentes, como prestações de financiamento, aluguéis ou vendas de imóveis a prazo.

Com os créditos tendo sido adquiridos, a securitizadora irá emitir esses certificados – que serão vendidos aos investidores no mercado financeiro.

Com o fluxo de caixa que for gerado pelos recebíveis imobiliários, é feito o pagamento dos rendimentos dos certificados aos investidores. Geralmente, são indexados a índices de inflação, como é o caso das taxas de juros ou o IPCA.

Dessa forma, os investidores podem receber uma remuneração periódica enquanto os emissores realizam o acesso a recursos imediatos sem a necessidade de espera pelo pagamento integral dos recebíveis.

Vantagens e benefícios dos CRI para emissores

Para as empresas emissoras, os CRI podem fornecer muitas vantagens e benefícios significativos.

Entre as vantagens, destacamos a possibilidade de obter liquidez imediatamente.

Além disso, com a securitização de seus recebíveis imobiliários as empresas podem transformar seu fluxo de caixa futuro em recursos presentes. Isso permite maior capacidade de investimento e também flexibilidade financeira.

Esses certificados ainda oferecem uma opção de financiamento mais eficiente e econômica, principalmente se comparado com outras possibilidades de captação de recursos.

Quer utilizar CRI para financiar projetos imobiliários? Conte com a Plataforma Bamboo!
Quer utilizar CRI para financiar projetos imobiliários? Conte com a Plataforma Bamboo!

Cenário atual e perspectivas futuras dos CRI no mercado financeiro

O crescimento do mercado de CRI, no Brasil, tem sido visível e vem se destacando a cada ano que passa. Ele vem sendo impulsionado pela expansão do setor imobiliário, assim como pela busca por alternativas de financiamento que partem das empresas.

Recentemente, a emissão de CRI tem sofrido um aumento significativo – tanto em questões de volume quanto de diversidade de ativos lastreados.

Um dos responsáveis por esse impulsionamento de crescimento é a possibilidade de juros baixos, que acaba sendo um grande atrativo para investimentos que estão atrelados a ativos reais – como é o caso dos CRI.

Além disso, temos também a busca por investimentos com mais segurança, assim como rentabilidade ajustada à inflação. Essa popularidade é mais comum entre investidores individuais e institucionais.

Futuramente, é provável que os CRI sejam ainda mais vantajosos. Com a tendência de crescimento deste setor, juntamente da diversificação de produtos financeiros e juntamente das inovações, ele deve continuar em crescente.

Conclusão: vale a pena utilizar CRI para financiamento?

Para concluir, podemos chamar atenção para a seguinte pergunta: vale a pena utilizar CRI para financiamento?

Certamente, esses certificados são bastante atraentes para as empresas em busca de financiamento.

Além disso, as vantagens que vimos acima fazem dos CRI uma excelente ferramenta para crescimento e desenvolvimento do setor imobiliário.

Para quem deseja investir, os certificados de recebíveis imobiliários são uma excelente oportunidade para diversificar.

Ainda assim, como em qualquer investimento financeiro, é fundamental realizar uma avaliação detalhada dos riscos e considerar as condições ao emitir os CRI.

Financie com CRI por meio da Plataforma Bamboo!

Vai utilizar CRI para financiar seus projetos imobiliários? Utilize a Plataforma Bamboo!

Além de garantir uma super parceria, você estará contando com a expertise que a Bamboo possui no mercado financeiro.

Garanta um processo simplificado de securitização, além de soluções personalizadas para que todas as necessidades da sua empresa sejam devidamente atendidas.

Você terá mais facilidade na hora de emitir o CRI, além de garantia de eficiência, suporte e transparência.

Aproveite essa oportunidade para fazer um bom negócio e ir de encontro aos resultados desejados!