Securitização

Tipos de securitização: qual escolher?

A securitização é uma estratégia financeira de grande importância para muitas empresas que estão em busca […]

Tipos de securitização qual escolher - Bamboo

A securitização é uma estratégia financeira de grande importância para muitas empresas que estão em busca de otimizar sua gestão de ativos e liquidez.

Há diferentes tipos de securitização disponíveis, o que faz necessário realizar uma escolha conforme as necessidades e preferências – o que acaba sendo um dos grandes desafios.

Neste conteúdo, vamos te ajudar a entender melhor o que é a securitização, quais são os principais tipos disponíveis e muito mais. Confira!

O que é securitização?

A securitização trata-se de um processo financeiro que irá transformar ativos ilíquidos, como é o caso dos recebíveis futuros, em títulos negociáveis para o mercado financeiro.

Eles também podem ser conhecidos como “valores mobiliários”, sendo vendidos para os investidores e, com isso, permitindo que uma empresa emissora tenha a liquidez necessária imediatamente.

A securitização irá envolver a conversão de um fluxo de caixa futuro em um ativo financeiro presente. Isso irá proporcionar à empresa uma opção eficaz para levantamento de capital.

Principais tipos de securitização

Há tipos diferentes de securitização, onde cada um irá se adequar a tipos de ativos diferentes, assim como setores econômicos diferentes.

A seguir, vamos explorar os tipos principais que podem ser encontrados no mercado nacional.

Securitização de Recebíveis Imobiliários (CRI)

CRI é a securitização de recebíveis imobiliários, uma das maneiras mais populares de securitização brasileira.

Neste tipo de securitização, os recebíveis proveniente de financiamentos imobiliários serão transformados em títulos.

Neles, podem estar incluídas as parcelas de financiamentos de imóveis residenciais, industriais ou comerciais.

Essa opção costuma ser bastante atraente para investidores por conta de sua garantia real, onde os imóveis servirão como garantia de pagamento dos títulos.

Além disso, eles garantem vantagens fiscais únicas, como é o caso da isenção de Imposto de Renda para as pessoas físicas.

Securitização de Recebíveis do Agronegócio (CRA)

Os CRAs, certificados de recebíveis do agronegócio, são uma opção de securitização que irá atender o setor agrícola, especificamente.

Neste tipo de securitização, os recebíveis são originados de operações de crédito que estão ligadas à uma cadeia produtiva do agronegócio – por exemplo, vendas de produtos agrícolas, financiamentos, etc.

Esse modelo de securitização, CRA, também é isento de Imposto de Renda para pessoas físicas. Isso também acaba sendo um atrativo para investidores.

Além disso, é um modelo que auxilia os produtores rurais a conquistarem novos recursos de uma maneira eficiente. Isso acaba facilitando o financiamento na área agrícola.

Securitização de Recebíveis Financeiros (CRF)

Os CRFs, certificados de recebíveis financeiros, irão envolver a securitização de recebíveis que são originados de operações financeiras – por exemplo, financiamentos, empréstimos, arrendamentos, dentre outros.

Neste caso, os recebíveis serão transformados em títulos negociáveis. Isso garante que as instituições financeiras tenham uma melhora em sua liquidez, assim como na gestão de risco.

É uma securitização flexível, sendo ideal para muitos modelos de operações financeiras. Além disso, acaba sendo uma alternativa bastante popular na busca por diversificação de carteira de investidores.

Securitização de Recebíveis do Setor Automotivo

A securitização de recebíveis do setor automotivo irá envolver a conversão de recebíveis vindos de financiamentos de veículos em títulos.

Ela é uma opção bastante utilizada por instituições financeiras e também por montadoras que oferecem crédito automotivo.

Os títulos que forem emitidos, serão lastreados por parcelas de financiamentos de veículos, o que garante uma fonte de financiamento estável – além de ser a longo prazo.

Para investidores, esse título garante uma excelente oportunidade de investimento. É uma opção segura e com um bom retorno, por conta da alta demanda pelo crédito automotivo.

Securitização de Carteiras de Crédito

A securitização de carteiras de crédito se trata da transformação de um conjunto de empréstimos, e outros créditos, que são concedidos por meio de uma instituição financeira em títulos negociáveis.

Essa é uma opção de securitização bastante utilizada pelos bancos e instituições financeiras que buscam melhorar sua liquidez e também reduzir risco de crédito.

Escolher o tipo de securitização pode ser um desafio. Por isso, conte com a Bamboo para te auxiliar nesse processo!
Escolher o tipo de securitização pode ser um desafio. Por isso, conte com a Bamboo para te auxiliar nesse processo!

Qual escolher?

Mas, afinal, qual a melhor escolha entre os diferentes tipos de securitização? Essa é uma decisão que irá depender de diferentes fatores – por exemplo, a área de atuação da empresa em questão.

Vamos analisar melhor esses fatores que são tão importantes considerar:

Setor de atuação

Analisar o setor de atuação da empresa é fundamental para escolher o tipo de securitização. Por exemplo, se a empresa pertence ao setor imobiliário ela pode tirar boas vantagens ao escolher o CRI.

Natureza dos recebíveis

Ainda é necessário realizar uma análise do tipo de recebível, sendo um ponto fundamental no processo de escolha.

Por exemplo, recebíveis financeiros, agrícolas, imobiliários, etc, onde cada um irá exigir características específicas e tipos específicos de securitização.

Perfil dos investidores

Avaliar de acordo com o perfil dos investidores também é importante. Por exemplo, no caso dos CRIs e CRAs, temos a isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas, sendo algo que acaba pesando na balança da hora da escolha.

Objetivos financeiros

Por fim, saber quais são os objetivos financeiros também é um facilitador fundamental, afinal, dessa forma as empresas podem buscar de acordo com suas preferências.

Por exemplo, se o intuito é buscar por melhorar a liquidez, a securitização de carteiras de crédito é uma opção viável.

Conte com a Bamboo securitizadora!

Você pode contar com a Bamboo securitizadora para uma parceria incrível neste setor. A sua empresa terá um excelente guia para o processo de securitização.

Contando com uma equipe dedicada e experiente no assunto, você terá soluções pensadas de acordo com suas necessidades e que irão garantir bons resultados.

Aproveite essa oportunidade para entrar em contato com a Bamboo securitizadora e conhecer melhor as formas que ela pode te auxiliar neste mercado de investimentos.