Securitização

Como uma securitizadora pode ajudar sua empresa a crescer

Quer impulsionar o crescimento da sua empresa? A securitização é uma das ferramentas capazes de realizar […]

Como as securitizadoras podem ajudar sua empresa a crescer? - Bamboo DCM

Quer impulsionar o crescimento da sua empresa? A securitização é uma das ferramentas capazes de realizar esse objetivo.

Isso acontece por meio do acesso a financiamento que é fornecido, assim como melhoria no fluxo de caixa, garantindo oportunidades estratégicas de gestão de ativos.

A seguir, você poderá conferir, em detalhes, como a securitizadora pode ajudar sua empresa a crescer. Vamos lá!

Securitizadora e seu papel no crescimento empresarial

Antes de tudo, é fundamental conhecer a importância que a securitizadora possui para o crescimento empresarial – assim como o papel que ela exerce.

O que é uma securitizadora?

Uma securitizadora é uma empresa especializada quando se trata de adquirir ativos financeiros – como, por exemplo, ativos imobiliários, créditos recebíveis, entre outros – e fazer com que se transformem em títulos negociáveis no mercado financeiro.

Chamamos esses títulos de VMA, que significa valores mobiliários lastreados em ativos. Esses VMAs são vendidos para investidores no mercado de capitais.

Benefícios da securitização para empresas

Agora que você já compreende o que é a securitização e sua importância, vamos conferir os benefícios que ela oferece para as empresas.

Acesso a financiamento

Vamos começar pelo acesso a financiamento, que está entre as principais vantagens da securitização para empresas.

Com a transformação de seus ativos em títulos negociáveis, a sua empresa será capaz de levantar capital com rapidez no mercado financeiro. Em muitos casos, a taxa de juros costuma ser mais favorável do que as oferecidas pelos bancos tradicionais.

Além disso, com a securitização você terá uma fonte alternativa de financiamento, sendo bastante útil em casos onde a empresa está enfrentando alguma dificuldade para obter empréstimos bancários convencionais – seja por falta de garantias, histórico de crédito desfavorável, etc.

Melhoria do fluxo de caixa

Outra vantagem é a melhoria do fluxo de caixa de sua empresa. Com a conversão de seus ativos em títulos negociáveis, vendendo-os para investidores, a empresa poderá antecipar seu recebimento de fluxos de caixa futuros.

Essa é uma maneira de contribuir para a melhoria na liquidez e também na gestão financeira. E, ainda, ao transferir seus ativos para uma securitização, a sua empresa ainda poderá reduzir o risco de inadimplência, além de melhorar sua posição financeira.

São questões vantajosas em um momento de incerteza econômica.

Processo de securitização explicado

Para que não restem dúvidas ao concluir sua leitura deste conteúdo, vamos analisar melhor o processo de securitização, explicando detalhadamente seu funcionamento e os passos para se associar a uma securitização. Vejamos:

Como funciona a securitização?

Há muitas etapas presentes no processo completo de securitização. A primeira delas é quando a empresa consegue identificar os ativos que deseja securitizar.

Neste caso, podem ser contratos de leasing, recebíveis de vendas, empréstimos, dentre outros.

Após realizar essa identificação, os ativos serão transferidos para uma securitizadora, que será responsável por agrupá-los em um pool e por emitir os títulos lastreados nesses ativos.

Após essas etapas, os títulos serão vendidos aos investidores no mercado de capitais. Essa atividade irá gerar recursos para a empresa que originou os ativos.

Quanto ao pagamento dos investidores, eles receberão os pagamentos periódicos de juros e principal de acordo com os fluxos de caixa que forem sendo gerados pelos ativos subjacentes.

Uma securitizadora facilita o acesso ao crédito, impulsionando o crescimento da sua empresa.
Uma securitizadora facilita o acesso ao crédito, impulsionando o crescimento da sua empresa.

Passos para se associar a uma securitizadora

Para se associar a uma securitizadora, o primeiro passo é seguir essas instruções que passaremos a seguir.

Começando pela avaliação dos ativos que poderão ser securitizados e a determinação de sua elegibilidade e de seu valor.

Em seguida, você irá selecionar uma securitizadora de confiança e que tenha experiência no assunto – de preferência, que tenha um histórico comprovado de grande sucesso no mercado financeiro.

Após ter escolhido a sua securitizadora, é preciso realizar a negociação dos termos e das condições da transação – o que irá incluir taxas, estrutura dos títulos que serão emitidos, prazos, etc.

Para finalizar, é crucial garantir que todos os aspectos legais e regulatórios da transação tenham sido devidamente tratados – e isso inclui a conformidade com as normas contábeis e também de divulgação.

A Plataforma Bamboo é a escolha certa!

Se tratando da escolha de uma securitizadora, um passo tão importante para a sua empresa, a plataforma Bamboo é a escolha certa para te ajudar e garantir bons resultados.

Com uma equipe preparada e experiente, a plataforma oferece tudo que o seu negócio precisa.

Aproveite essa oportunidade para conferir nossas ferramentas e o que podemos fazer pela sua empresa no mercado financeiro.